Meu Lugar Preferido em Todo o Universo

Novembro 26, 2010 at 11:47 pm (Ativista, Literatura) (, , , , , , , , )

“Meu lugar preferido em todo o universo é a minha casa”. É assim que começa o comercial das tintas Suvinil. Mas não estou aqui hoje para falar de tintas. Estou aqui para falar da minha casa, da nossa casa… Do planeta. Há 28 anos me surpreendo mais e mais com este lugar. Nada mais digno do que dedicar alguns parágrafos de boas intenções românticas e realistas sobre este nosso planeta azulzinho!

Estudos comprovam que a milhões de anos luz, é possível que outros planetas semelhantes à Terra existam, devido a alguns cálculos malucos que comparam sua distancia da estrela que circundam e à velocidade com a qual se movem. Mas nenhum outro planeta poderá um dia se igualar a este. Um único sol, uma única lua, que daqui, parecem ter o mesmo tamanho. Um nasce de dia e se põe à tardezinha para ceder seu trono no alto do céu para o outro, se complementando numa eterna dança astral. Quantas e quantas vezes foram personagens principais de poemas, cartas de amor, romances, contos e lendas, formando um par perfeito, sem igual neste mundo.

É graças ao sol que a diversidade de espécies vivas e inanimadas enche nossos olhos de cor, movimento, cheiros, sensações, sons e sabor. Fico feliz ao saber que na conferencia sobre diversidade que aconteceu no dia 30 de outubro deste ano, foi possível obter-se um consenso entre 193 países, no sentido de frear o desaparecimento de espécies. Apesar de 2010 ser o Ano Internacional da Biodiversidade, não há muito que comemorar. Pesquisadores estimam que 150 espécies sejam extintas todos os dias no mundo. Já parou para pensar nisso? Não há muito romance nesta parte da história. Onde está a sustentabilidade?

Vamos agora “abaixar o helicóptero”, ou seja, reduzir o campo de visão para uma área menor. Nosso lar, doce lar. Sim, também um dos lugares mais gostosos no universo para mim, sem dúvida. E aprendi que pode ser também um potencial pólo de transformação e sustentabilidade. Existe hoje uma tendência de retorno à natureza. Uma busca por uma vida mais simples, mais livre, mais conectada com o mundo natural. Em resumo, penso que queremos compreender a dinâmica em que vivemos, através de novas alternativas. E uma muito boa é a horta caseira*.

Alimentos sem agrotóxicos, saudáveis e fresquinhos, tirados do pé. Coloca natural nisso! Confesso que estou começando, e que nossas pimentas não resistiram mais que dois meses, até de murcharem… Mas valeu o intento! Se pensarmos nos efeitos no longo prazo, só contabilizaremos benefícios: melhorias na saúde, redução da exploração do solo, melhor qualidade de vida, entre outros. É claro que o setor de alimentos não ficaria muito feliz com essa mudança. Mas para quê serve o Marketing se não for para reinventar as empresas? O cliente é quem move o mercado! E nesse setor, os clientes somos nós.

Outra maneira de se aproximar da natureza é através do cultivo de flores**. Experimente a emoção de acompanhar o aparecimento dos primeiros brotinhos na primavera. Suas cores, seus cheiros… É um calmante dos bons. A natureza revigora.

Um lugar perfeito como a Terra não pode passar despercebido nas nossas vidas. Conecte-se! Parece algo meio “Avatar”, eu sei, mas olhando para culturas milenares como a asiática, faz bastante sentido. O Kung-Fu, por exemplo, imita movimentos de animais que transformam esta arte marcial em uma das mais eficazes do ramo. Precisamos voltar a observar, a sentir, a colocar os pés descalços na grama, e assimilar cada emoção, pensamento… Isso é o que somos. Parte deste lugar maravilhoso que cedeu seu manto para fazermos dele nosso habitat ideal.

Pois bem, o aquecimento global infelizmente é uma realidade. Há vertentes que concordam, outras que discordam. Mas nunca sentimos invernos tão rigorosos e nem verões tão quentes… A Terra também é o seu lugar favorito no universo? Então, basta amá-la, e transmitir esse amor para a pessoa ao seu lado, para o chão embaixo de seus pés, para o ar que você respira. Surpreenda-se também com o que você vai encontrar.

* Saiba mais sobre Hortas Caseiras aqui

http://www.fazfacil.com.br/jardim/horta_caseira.html

** Conheça melhor o cultivo de flores neste link

http://mdemulher.abril.com.br/casa/fotos/jardinagem/cultivo-flores-ana-maria-494911.shtml#1

Anúncios

10 comentários

  1. Camila said,

    Ká, aqui, nesta casa que moro de aluguel, só tinha um pouco de terra, um e meio por meio (as pessoas do interior agora possuem esta mania de passarem cimentos nos quintais). Pois platamos uma roseira laranja que sempre tem um botão para nossas vistas. Também plantamos tomates e comemos tomates com tranquilidade por uns três meses. Agora ele deu uma praga, está amarelo e desconfio que esteja morrendo e teremos que plantar outro.
    Plantar tomate não requer espaço, basta um vaso fundo. Também é só comprar tomates, retirar as sementes e plantá-las. Super fácil, sem segredo.
    Caminhar e respirar fundo, olhar para os pássaros, reparar numa árvore ou flor, é sempre terapia …
    Beijos

  2. Cris said,

    Oi Ka.. Adorei as menssagens=)
    Sou apaixonada pela natureza tb. e vejo que uma das coisas mais preciosas é ensinarmos estes cuidados aos nossos filhos.
    A Giu tem mais respeito pela natureza que muito adulto…
    Super beijo! Cris…

  3. Ligia said,

    Ka, eu já fiz minha hortinha de temperos! É delicioso… nada como preparar um bom prato com ingredientes que voce mesmo plantou, que tem a sua enegia, o seu carinho no cultivo…. Faz bem para a alma também =)! Bjs

  4. Fatima said,

    Querida Katita,
    Interagir com a natureza faz bem a nós pois é uma forma de sentir a presença de Deus através da sua criação, da qual fazemos parte, é uma sinergia. Parabéns pelos seus comentários e de suas amigas. Me surpreendi com o pessoal plantando alguma coisa em casa. Outro dia fui a uma palestra de uma nutrologa e ela incentivava o plantio de alimentos que dão broto, ex. como o feijão. Quando começam a brotar, colhe-se alguns deles e se bate no liquidificador junto com frutas e/ou legumes. Disse ela que isso é pura energia vital, prolonga a vida saudável.

  5. Decio said,

    Teus textos melhoram a cada divulgação no blog. Continue refletindo sobre temas da natureza e escrevendo sobre essas reflexões. Os leitores certamente continuarão a agradecer. Bjs do papi.-

  6. Camila said,

    Ká, descobri que meu tomateiro deu pulgão, minha mãe fez eutanásia nele antes que ele matesse a roseira.
    Mas ainda acho que tomateiro é uma boa coisa para se plantar em pequenos espaços.

  7. Marilda Vascão said,

    Katia,
    Curto muito a natureza!!!!!! Mas… o que eu gosto mesmo , é pegar na enxada, cavocar, adubar a terra, plantar e..o principal cuidá-la pois , assim como a amizade, se nós não regarmos todos os dias a plantinha, ela não renderá frutos e nem haverá a continuidade da amizade. Além de eu estar sempre com minhas plantinhas em casa, já fiz reflorestamentos de mata ciliar ao borde das nascentes ….futuros riachos e.. futuramente grandes rios. Não sei dizer com exatidão quantas mudas eu plantei, masss…aproximadamente… mais de 10 mil mudas…….É uma maravilha ver o bosque que formou e,. imaginar que, alí naquele lugar não havia nenhuma plantinha e…consequentemente, as nascentes de água POTÁVEL aumentaram .Estou fazendo a minha parte , com muito carinho e coragem ,lutando para que os que chegam alí, não destruam nenhum pé de planta. Para você ter uma idéia, não sei se é do teu conhecimento, onde houver um pé de auracária, não importando onde ele esteja, é proibido cortá-la . NINGUÉM quer plantar a auracária onde quer que seja pois , assim que ela estiver maior,notando-se que alí ela está , e o IBAMA a reconhece, VOCÊ JAMAIS PODERÁ RETIRÁ-LA DALI. Em tempo:- a auracária produz os pinhões na época do inverno que os cozinhamos ou assamos( lembra-se de Navacerrada ????) Pois bem……. eu plantei 5 pés de auracária nas nossas terras,próximo à mata ciliar e……….. quero ver se um dia alguém terá a ousadia de cortá-las.Estas auraucárias foram plantadas quando minha sobrinha nasceu; exatamente 5 anos e meio. Há 6 meses plantei camu-camu ( semelhante à acerola ) porém com teor mais acentuado de vitamina C e outras mais. Este camu-camu foi plantada em homenagem à nossa netinha.
    Parabéns pelo teu esforço.
    Beijos tia Marilda

    • katia2008 said,

      Marilda, que prazer ter recebido um comentário seu, e tão rico! Fiquei muito feliz, e muito orgulhosa pelo lindo trabalho que você tem feito no “mundo natural”. Devia escrever num blog! (se é que já não tem um). Ontem mesmo compramos uma jaboticabeira de 7 anos que já está dando frutos, e plantamos na nossa varanda. Quero começa a brincar com esse lado frutífero! Parece ser bem divertido e promissor. Continue seu trabalho, pois você com certeza é um modelo para muitas pessoas de Valinhos, e sem dúvida de muitos outros lugares do mundo. Bjs e obrigada mais uma vez pelo comentário!

  8. Carminha said,

    Katita linda, é sempre muito bom ler seu blog e orgulho-me muito de ser tua tia. Você é uma pessoa muito especial e querida. Como você sabe temos planos de vir para o interior daqui a alguns anos e para isso estamos preparando o terreno. Literalmente preparando o terreno, o Toninho plantou 50 pés de eucaliptos nesta semana no sítio. Creio que até mudarmos eles já estarão altos e perfumando o ambiente. beijo grande.

  9. Mirella said,

    Ka, vc me mata de orgulho !!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: